Quem somos




    Os primeiros socorros são um conjunto de ações que são utilizados em situações de emergência e que podem salvar vidas. Porém, em muitos casos as pessoas não sabem como agir diante de um acidente. Como eles acontecem frequentemente, se faz necessário instruir as pessoas sobre as medidas corretas em primeiros socorros, que são medidas simples, mas que se não forem praticadas corretamente, podem gerar agravos ou até mesmo morte da vítima.
     Ao adquirirmos conhecimentos sobre esse tema na disciplina de "Urgência e emergência" no 2º ano, notamos a importância de repassá-los, afim de esclarecer dúvidas e mitos que existiam, proporcionando conhecimentos e ensinando condutas corretas diante uma situação de emergência, evitando assim, agravamentos à vítima.
     No dia 21 de abril de 2011, foi realizada uma prova com a finalidade de seleção dos alunos do curso de enfermagem da Escola Estadual de Educação Profissional Júlio França para o projeto, ministrada pela professora e orientadora Arilene Moreira Lins de Alexandria, obtendo o resultado como os seis primeiros colocados: Samia Freitas Aries, Maria Sinara Farias, Tamires Maria Silveira, Renata Morais Rocha, Maciel Max Rios, Lucas Carlos Teixeira. Apartir daí o Projeto Cartilha de Primeiros Socorros vem se destacando com sua importância, pois, saber o que deve ser feito no momento certo, afim de salvar vidas, prevenindo danos maiores. Com as reuniões realizadas decidimos que o público alvo seria os adolescentes, a fim de capacitá-los para um atendimento pré-hospitalar. 
    Pudemos nos organizar e ensinamos os adolescentes conhecimentos básicos sobre qual conduta tomar diante de afogamentos, choque elétrico, engasgo (obstrução de vias aéreas), hemorragia, fraturas, convulsões, entre outros. A metodologia utilizada é através de exposição teórico-prática dos conteúdos e, ao final, os cursistas avaliaram seu aprendizado por meio de uma prova objetiva, cujos resultados costumam ser satisfatórios.